Eletiva nº 13 - "Sociologia dos Quadrinhos!" 'ESSA'

RESPONSÁVEL


KLEUBER

 MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • ÁREA DO CONHECIMENTO: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ITINERÁRIO: Toda Forma de Poder NOME DA ELETIVA: Sociologia dos Quadrinhos! EIXO(S) ESTRUTURANTE(S) – HABILIDADE(S) DO(S) ITINERÁRIOS FORMATIVOS ASSOCIADAS ÀS COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC: Investigação Científica: (EMIFCG02) Posicionar-se com base em critérios científicos, éticos e estéticos, utilizando dados, fatos e evidências para respaldar conclusões, opiniões e argumentos, por meio de afirmações claras, ordenadas, coerentes e compreensíveis, sempre respeitando valores universais, como liberdade, democracia, justiça social, pluralidade, solidariedade e sustentabilidade. HABILIDADE(S) ESPECÍFICA(S) DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS ASSOCIADAS AOS EIXOS ESTRUTURANTES: Refletir sobre os modelos políticos e suas influências para a transformação da sociedade, com emprego de ferramentas de pesquisa das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas de forma crítica. Neste sentido, deverá contextualizar os diferentes tipos de situações socioeconômicas em que os jovens estão inseridos, bem como os conflitos gerados pelas diferenças sociais e as transformações a elas relacionadas. CONTEÚDOS:  Apresentação do tema a ser desenvolvido.  Contrato de convivência.  História dos quadrinhos: Da criação despretensiosa à indústria do entretenimento.  Quadrinhos e a prática educacional.  Criação dos personagens: estereótipos de masculinidade.  Criação dos personagens: arquétipos e o inconsciente coletivo.  Os Heróis e a teoria do meio termo de Aristóteles.  O anti-herói e o conceito de moral e ética.  Quadrinho enquanto instrumento de crítica e reflexão.  Sexualização feminina nos quadrinhos  A questão do preconceito nos quadrinhos: Zeca Urubu e Zé Carioca.  Representação do negro nos quadrinhos.  A questão política nos quadrinhos: Regimes autoritário.  A questão ideológica e geopolítica nos quadrinhos: Guerra fria.  A resposta soviética aos quadrinhos estadunidenses.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • METODOLOGIAS: Aprendizagem baseada em projetos, Sala invertida, roda de discussão, utilização de imagens e material impresso (textos e revistas em quadrinhos). RECURSOS UTILIZADOS/PEDAGÓGICOS:  Projetor digital  Textos impressos  Revistas em quadrinhos AVALIAÇÃO: Os alunos serão constantemente avaliados segundo participação, interferência, interesse e execução das atividades propostas.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • CULMINÂNCIA: Produção de fanzine: Um fanzine é uma publicação não profissional e não oficial, produzido por entusiastas de uma cultura particular, para o prazer de outros que compartilham seu interesse. O aluno deverá produzir de forma individual o material baseado no conteúdo trabalhado na disciplina eletiva ao longo do semestre em sala de aula. O fanzine deve atender alguns pontos para confecção deve ser manual, trabalhado com um tema especifico, ser individual e havendo texto deve ser uma produção intelectual própria. Em hipótese nenhuma será aceito trabalhos no formato digital, impresso, coletivo ou plagiado. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: DUTRA, Joatan Preis. História & História em Quadrinhos - A utilização das HQs como fonte histórica político-social. Universidade Federal de Santa Catarina – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História: Ilha de Santa Catarina, 2002. MARQUES, Edmilson. História em Quadrinhos: Valores e Luta Cultural. Curitiba: Appris, 2018. TODOROV, Tzvetan. Introdução a literatura fantástica. Rio de Janeiro: Perspectiva, 1975. SMEE, Guilherme (org). Sexo e Gênero nos quadrinhos. Minas Gerais: Aspas, 2020 LOPES, Romildo Sérgio. Representação da identidade negra nas histórias em quadrinhos. 2012. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/cintedi/2016/TRABALHO_EV060_MD1_SA8_ID2817_23102016232431.pdf . Acesso em: 01/02/2021. WENSE, Henrique Sampaio. A imagem do negro nos quadrinhos e nas produções audiovisuais infantojuvenis. Brasília: Universidade de Brasília, 2015. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/12088/1/2015_HenriqueSampaioWense.pdf . Acesso em: 01/02/2021. PAIVA, Fábio da Silva. Educação e violência nas histórias em quadrinhos de super herói: a percepção dos leitores de Batman. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal de Pernambuco Programa de Pós-graduação em Educação, 2011. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/12088/1/2015_HenriqueSampaioWense.pdf. Acesso em: 01/02/2021.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Filosofia



    Eletiva nº 15 - Viajando en la maionesa – Conozca el Mundo

    RESPONSÁVEL


     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • ÁREA DO CONHECIMENTO: Linguagens e suas Tecnologias - Espanhol ITINERÁRIO: Comunicação, prática da língua e sentido de existir NOME DA ELETIVA: Viajando en la maionesa – Conozca el Mundo EIXO ESTRUTURANTE – HABILIDADE(S) DO(S) ITINERÁRIOS FORMATIVOS ASSOCIADAS ÀS COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC: Processo Criativo: (EMIFCG04) Reconhecer e analisar diferentes manifestações criativas, artísticas e culturais, por meio de vivências presenciais e virtuais que ampliem a visão de mundo, sensibilidade, criticidade e criatividade. HABILIDADE(S) ESPECÍFICA(S) DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS ASSOCIADAS AOS EIXOS ESTRUTURANTES: Mobilizar processos criativos sob as mais diversas formas representativas: artística, corporal e/ou linguística, articulando aspectos referentes à comunicação e expressão, para sua aplicabilidade no contexto sócio-histórico-cultural pertencente de maneira transformadora; CONTEÚDO: • Contrato de convivência; • Apresentação da proposta da eletiva; • Por que é importante estudar espanhol? • Uma grande viagem linguística:  O alfabeto;  A pronúncia e a acentuação tônica;  Os diferentes gêneros em espanhol;  Os artigos e os adjetivos;  O vocabulário básico (palavras, frases, saudação, cor, números, hora ou vestuário);  A gramática e a construção de frases simples afirmativas, interrogativas e exclamativas;  A negação;  Os verbos auxiliar "ser" (ser), "haber" (ter) e "estar";  A conjugação dos verbos no presente, no pretérito passado e no futuro;  Os pronomes;  O condicional;  O imperativo e o subjuntivo presente e pretérito imperfeito;  Os diferentes tipos de adjetivos, advérbios e preposições. • Através da música espanhola trabalhar:  Pronúncia;  Construção frases mais complexas;  Estudar o vocabulário por temática (verbos, palavras, substantivos, adjetivos);  Estudar conjugação do tempo indicativo dos verbos regulares (presente, pretérito perfeito, futuro simples, futuro perfeito, pretérito mais que perfeito);  Descubrir os verbos irregulares;  Se aprofundar no subjuntivo (presente e imperfeito), condicional e imperativo;  Saber o uso adequado dos tempos e suas concordâncias. • Apresentação musical (Comportamento, postura e habilidade adquirida em relação ao canto e instrumentação).
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • METODOLOGIAS: • Internet, redes sociais como fonte de pesquisa, sites, blogs, pesquisas no google com indicações dos sites seguros, atividades práticas da escrita, instrumental e canto. • Ensaios presenciais (Assim que retornamos do ensino remoto) • Aula de canto (Prática da leitura na língua espanhola) • Oficina de instrumentos (Violão popular, Ukulele, cajon, chocalhos e pandeirola) • Recurso didáticos como cartazes e quadro também poderão auxiliar na prática do idioma a ser cantado; • Vídeos do Youtube RECURSOS UTILIZADOS/PEDAGÓGICOS: • Os conteúdos serão trabalhados através de vídeoaulas com apoio de mídias interativas, tais como o meet e grupo do whatsApp. Utilizaremos o recurso da internet, como fonte de pesquisa, incluindo o youtube. Também, faremos uso de alguns instrumentos de cordas para trabalharmos a música, como estratégia de aula no ensino da Língua Espanhola, pois ela possibilita ao aluno tanto aprender a linguagem informal, como a formal. AVALIAÇÃO: a avaliação acontecerá em todas as aulas ministradas no período remoto e presencial, tomando conhecimento sobre a atuação do aluno enquanto sujeito participativo e interessado no processo de ensino e aprendizagem.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • CULMINÂNCIA: Faremos a apresentação de uma música no final do semestre. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: ABC da música Imogem Holst. Ed. Martins Fontes, 1987- são Paulo. ABC da Música- Ricardo Allorto- Edições 70, 1989. Lisboa. Como ler Música. Roger Evans- Ed. Adf.1981- Espanha. • Documentário : https://pt.wikipedia.org/wiki/Buena_Vista_Social_Club_(filme) Buena Vista Social Club é um documentário musical de 1999, produzido por Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos, Cuba, Brasil, Espanha e França, com roteiro e direção de Wim Wenders.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Biologia



    Eletiva nº 17 - A ciência do futebol

    RESPONSÁVEL


     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Entendendo a história do futebol

  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Criar mosaicos da história do esporte.

  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Expor os trabalhos pela escola.

  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Protagonismo
    •  História



    Eletiva nº 21 - Energia Atômica

    RESPONSÁVEL


    REJANE

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Eletiva sobre energia.

  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Eletiva

  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Eletiva

  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Filosofia



    Eletiva nº 23 - Aprendendo Guitarra

    RESPONSÁVEL


    AMANDA (APOIO)

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Aprendendo Guitarra

  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Aprendendo Guitarra

  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Aprendendo Guitarra

  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Língua Portuguesa
    •  Química



    Eletiva nº 26 - Luthieria - A arte do instrumento.

    RESPONSÁVEL


    BRANCA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • O termo luthier deriva de francês luth que significa alaúde. Ele dá nome ao profissional especializado em construir instrumentos de corda. Tudo feito de forma artesanal, um a um. Trata-se de uma das profissões mais antigas e que já está em extinção, mas que muita gente não conhece. O ofício exige muita dedicação, paciência e conhecimento técnico.

    Além de construir, o luthier ainda é responsável por realizar o reparo e regulagem dos instrumentos de corda com caixa de ressonância, entre eles, violão, violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, violas da gamba e todo tipo de guitarras (acústica, elétrica, clássica), alaúdes, archilaúdes, tiorbas, e bandolins. Se você utiliza um dos instrumentos acima, com certeza, um dia ainda vai precisar dos serviços desse profissional.

  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • O luthier deve dominar uma técnica que é passada de geração para geração e que vai se aprimorando com o tempo. Saiba que se o trabalho for feito por uma pessoa que não domina totalmente a técnica, a sonoridade do instrumento pode ficar comprometida. Por isso, ele precisa ainda entender sobre um pouco sobre as especificidades de cada um deles, além de ter noções sobre sensibilidade musical, desenho e criatividade. Como não existe uma formação técnica para a profissão, o conhecimento é passado pelos mestres para os aprendizes que, na maioria das vezes, é um músico ou uma pessoa que tem muita afinidade com o assunto. Ele precisa ter um conhecimento geral sobre diversas áreas como obter detalhes sobre o instrumento, saber e discutir as expectativas com os clientes, escolher e moldar o material para a construção, elaborar um design e realizar a pintura, os acabamentos e toques finais. Além disso, ainda precisa regular o instrumento. 

  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Um dos detalhes que mais influencia na qualidade do instrumento diz respeito à madeira utilizada na fabricação. Ela precisa ser necessariamente de qualidade e, de preferência, importada da Europa, do Canadá, África, Índia. Os acabamentos também vão fazer toda diferença. Esses detalhes vão influenciar no preço final do produto que pode variar de R$ 1.600 a R$ 20 mil, os que são top de linha.

    A melhor forma de achar um bom luthier é perguntar às pessoas que trabalham com música. Eles consideram o resultado final do trabalho e a satisfação do cliente como um cartão de visitas. Com isso, acabam trabalhando como clientes fixos como orquestras e bandas. O mercado de trabalho para o luthier é bem restrito e eles podem trabalhar em locais como lojas de instrumentos musicais, fábricas de instrumentos e oficinas próprias.

    Um dos maiores luthiers da história foi Antonius Stradivarius ou, em italiano, Antonio Giacomo Stradivari que morreu em Cremona, em 1737. Ele se tornou uma grande referência no ofício e foi aprendiz de Niccolò Amati, com quem aprendeu e desenvolveu a arte inconfundível de fazer instrumentos de corda, como violinos, violas e violoncelos, contrabaixos, violões e harpas.

  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  História



    Eletiva nº 27 - Astronomia que late

    RESPONSÁVEL


    ELIZETE

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • vbfgb

  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • bsfgsfgb

  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • sfdsfbs

  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Filosofia



    Eletiva nº 30 - Teste de Iniciação Científica

    RESPONSÁVEL


    Sistema

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Teste de Iniciação Científica

  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Teste de Iniciação Científica

  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Teste de Iniciação Científica

  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Filosofia