Entendendo a história do futebol
Criar mosaicos da história do esporte.
Expor os trabalhos pela escola.
Eletiva sobre energia.
Eletiva
Eletiva
Aprendendo Guitarra
Aprendendo Guitarra
Aprendendo Guitarra
O termo luthier deriva de francês luth que significa alaúde. Ele dá nome ao profissional especializado em construir instrumentos de corda. Tudo feito de forma artesanal, um a um. Trata-se de uma das profissões mais antigas e que já está em extinção, mas que muita gente não conhece. O ofício exige muita dedicação, paciência e conhecimento técnico.
Além de construir, o luthier ainda é responsável por realizar o reparo e regulagem dos instrumentos de corda com caixa de ressonância, entre eles, violão, violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, violas da gamba e todo tipo de guitarras (acústica, elétrica, clássica), alaúdes, archilaúdes, tiorbas, e bandolins. Se você utiliza um dos instrumentos acima, com certeza, um dia ainda vai precisar dos serviços desse profissional.
O luthier deve dominar uma técnica que é passada de geração para geração e que vai se aprimorando com o tempo. Saiba que se o trabalho for feito por uma pessoa que não domina totalmente a técnica, a sonoridade do instrumento pode ficar comprometida. Por isso, ele precisa ainda entender sobre um pouco sobre as especificidades de cada um deles, além de ter noções sobre sensibilidade musical, desenho e criatividade. Como não existe uma formação técnica para a profissão, o conhecimento é passado pelos mestres para os aprendizes que, na maioria das vezes, é um músico ou uma pessoa que tem muita afinidade com o assunto. Ele precisa ter um conhecimento geral sobre diversas áreas como obter detalhes sobre o instrumento, saber e discutir as expectativas com os clientes, escolher e moldar o material para a construção, elaborar um design e realizar a pintura, os acabamentos e toques finais. Além disso, ainda precisa regular o instrumento.
Um dos detalhes que mais influencia na qualidade do instrumento diz respeito à madeira utilizada na fabricação. Ela precisa ser necessariamente de qualidade e, de preferência, importada da Europa, do Canadá, África, Índia. Os acabamentos também vão fazer toda diferença. Esses detalhes vão influenciar no preço final do produto que pode variar de R$ 1.600 a R$ 20 mil, os que são top de linha.
A melhor forma de achar um bom luthier é perguntar às pessoas que trabalham com música. Eles consideram o resultado final do trabalho e a satisfação do cliente como um cartão de visitas. Com isso, acabam trabalhando como clientes fixos como orquestras e bandas. O mercado de trabalho para o luthier é bem restrito e eles podem trabalhar em locais como lojas de instrumentos musicais, fábricas de instrumentos e oficinas próprias.
Um dos maiores luthiers da história foi Antonius Stradivarius ou, em italiano, Antonio Giacomo Stradivari que morreu em Cremona, em 1737. Ele se tornou uma grande referência no ofício e foi aprendiz de Niccolò Amati, com quem aprendeu e desenvolveu a arte inconfundível de fazer instrumentos de corda, como violinos, violas e violoncelos, contrabaixos, violões e harpas.
vbfgb
bsfgsfgb
sfdsfbs
Teste de Iniciação Científica
Teste de Iniciação Científica
Teste de Iniciação Científica